Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e ficha espelho

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (COSAPI/SAS/MS) que, a partir de sua 3ª Edição, foi formulada em parceria com o GISE/ICICT/FIOCRUZ. A Caderneta é um instrumento de empoderamento dos idosos e seus familiares, pois permite que conheçam formas de prevenir agravos e promover a saúde, bem como saibam identificar as situações em que é necessário procurar ajuda profissional. Além disso, é também um instrumento estratégico de gestão, permitindo a identificação de pessoas idosas com maior vulnerabilidade ou em processo de fragilização para que sejam direcionadas às ações de recuperação, promoção e de atenção à saúde. Atualmente a Caderneta tem apenas uma versão física, que é distribuída pelas Unidades Básicas de Saúde para os idosos e seus familiares.

 

 

 

A Caderneta possibilita uma avaliação qualificada da saúde das pessoas idosas, identificando informações sobre suas condições clínicas, psicossociais e funcionais.

 

 

 

 

 

Quer aprender mais sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa? Os próximos vídeos têm por objetivo aprofundar o conhecimento do público sobre a utilização deste importante instrumento. Todas as partes da Caderneta serão tratadas separadamente, permitindo acesso ao conteúdo completo ou somente às partes em que tiver dúvidas. Vamos começar com uma pequena introdução sobre o uso da Caderneta.

 

 

 

Acompanhamento da saúde da pessoa idosa de forma integral.

Utilização pelas pessoas idosas, seus familiares, cuidadores e equipes de atenção básica.

Preenchimento em diversos momentos e por diferentes profissiomais.

 

 

 

 

A primeira seção da Caderneta é a de Dados Pessoais. Aqui vamos preencher os campos com as informações de identificação da pessoa idosa, tais como nome, número do cartão SUS, endereço, entre outros. 

 

 

 

Permite ao gestor sistematizar as informações e conhecer o perfil sócio demográfico das pessoas idosas acompanhadas no território.

Identificação de vulnerabilidades sócio-familiares.

 

 

 

 

 

A seção seguinte da Caderneta trata da Avaliação da Pessoa Idosa. Aqui serão registradas informações sobre as condições de saúde que podem estar associadas a um maior risco de desfechos adversos. Aqui estão localizados o Protocolo de Identificação de Idoso Vulnerável (VES-13), a medida de perímetro da panturrilha, entre outros.

 

 

Reune informações sobre condições clínicas, psicológicas, segurança do ambiente onde vivem e seus hábitos de vida.

Isso contribui para a definição de ações de promoção da saúde e prevenção de doença e agravos.

 

 

 

 

 

 

A terceira parte da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa trata do controle de pressão arterial e glicemia.

 

 

 

Atenção para a hipotensão ortostática, que é causa frequente de tonturas e quedas entre idosos.

 

 

 

 

 

 

A seguir, temos o controle de vacinação. O objetivo desta seção é evitar o uso recorrente da mesma vacina, o que pode acarretar danos à saúde do usuário.

 

 

 

Todas as vacinas em um só lugar, permitindo o controle pela própria pessoa, seus familiares e serviços de saúde.

 

 

 

 

 

 

A quinta parte da Caderneta trata da avaliação da saúde bucal das pessoas idosas. Esta seção é reservada aos profissionais da equipe de saúde bucal. O Ministério da Saúde orienta que a avaliação seja realizada anualmente.

 

 

 

Alerta para a importância do acompanhamento desta área, que tem forte influência sobre a qualidade de vida dos idosos.

 

 

 

 

 

 

Agora trataremos da utilização da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa para a realização da avaliação multidimenssional e também da importância do preenchimento da ficha espelho da Caderneta.

 

 

As informações da Caderneta permitem acompanhamento e compartilhamento de informações entre profissionais da Rede de Atenção à Saúde.

A Ficha Espelho é um consolidado das principais informações coletadas anteriormente que fica guardada na unidade de saúde para fins de acompanhamento e controle.

 

 

 

 

 

Ao final da Caderneta encontramos um conjunto de informações referentes a diferentes temas que contribuem para a vivência de um envelhecimento saudável.

 

 

 

Direitos da pessoa idosa.

Orientações sobre acesso e armazenamento de medicamentos.

Prevenção de quedas.

Atividade física.

Sexualidade.

    

                 

     

Quer acessar o conteúdo completo da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa? Então clique aqui para acesso gratuito.

Aproveite também para acessar aqui a Ficha Espelho da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.



Para saber mais informações ou solicitar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa para seu município, entre em contato com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da saúde.

Telefone: (61) 3315-6226

Email 1: idoso@saude.gov.br

Email 2: caderneta.pessoaidosa@saude.gov.br